Blog DAMAPor que a Escola Técnica DAMA acredita na Educação a Distância?

Este post está relacionado com Cursos Técnicos EAD

Por que a Escola Técnica DAMA acredita na Educação a Distância?


por Equipe DAMA
Por que a Escola Técnica DAMA acredita na Educação a Distância?

Por que a Escola Técnica DAMA acredita da Educação a Distância?

O EAD cresce de forma acelerada no país, impulsionado por programas do governo para facilitar o acesso de alunos ao ensino superior.  O ensino a distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Todo ano, milhares de novos cursos superiores são reconhecidos pelo MEC. As matrículas de bacharelado, licenciatura e cursos superiores tecnológicos as distâncias já somam mais de um milhão, de acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2013. A licenciatura é o grau com mais alunos EAD, seguida pelos cursos superiores de tecnologia (tecnólogo) e bacharelado. 

Além de uma maior conectividade tecnológica (Internet banda larga) e inclusão digital, o EAD vem crescendo no Brasil por mais uma série de motivos. Entre eles, podemos citar:

  • Vantagens para o aluno: comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos atrativos da modalidade EAD responsáveis pelo número cada vez maior de estudantes que optam por esta modalidade. 
  • Reconhecimento do MEC: para oferecer cursos superiores EAD, as instituições devem obter o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e, uma vez criados, os cursos a distância passam pela mesma avaliação aplicada em cursos presenciais. O diploma obtido em curso superior a distância reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial. 
  • Programas do Governo: o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares inclui a modalidade EAD. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é gratuita, tem contribuído para que o ensino de qualidade chegue a cada canto do país, principalmente com cursos de licenciatura e capacitação de professores.

Nos dias atuais a tecnologia está totalmente integrada, os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet, e o número de adeptos cresceu muito. Existem, no Brasil, mais de um milhão de alunos que optaram pelo ensino a distância para concluir uma faculdade.

No processo de credenciamento de um curso superior EAD, a instituição precisa descrever, para o MEC, como serão as atividades presenciais obrigatórias e qual a frequência que os estudantes devem realizá-las. Isso porque, mesmo em um curso a distância, a lei brasileira exige que o aluno compareça a um polo presencial para fazer:

  • Provas e exames finais
  • Atividades práticas e de laboratório (quando previstos no currículo do curso)
  • Estágios obrigatórios (quando for o caso)
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

O diploma de nível superior obtido em curso a distância vale tanto quanto o presencial. Como vimos, os cursos EAD passam pelo mesmo controle de qualidade que o MEC utiliza para credenciar cursos presenciais.

É justamente o reconhecimento do curso que define se o diploma terá validade, e não a modalidade de ensino. A informação sobre o formato (presencial ou a distância) não aparece no diploma de nível superior e, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC, você pode usar seu diploma EAD para qualquer situação em que precise comprovar sua escolaridade, como por exemplo:

  • Processos seletivos de emprego
  • Concursos públicos
  • Pós-graduação

(EAD, conquiste o seu Diploma)



Gostou do post Por que a Escola Técnica DAMA acredita na Educação a Distância??

Conheça nossos Cursos Técnicos EAD