Blog DAMA Acesso de alunos portadores de necessidades especiais ás dependências da Escola Técnica DAMA

Este post está relacionado com Cursos Técnicos

Acesso de alunos portadores de necessidades especiais ás dependências da Escola Técnica DAMA


por Equipe DAMA
 Acesso de alunos portadores de necessidades especiais ás dependências da Escola Técnica DAMA

Acesso de alunos portadores de necessidades especiais ás dependências da Escola Técnica DAMA

Com a finalidade principal de diminuir o preconceito e a discriminação, foi criado o Dia do Cego, que é celebrado em 13 de dezembro. Essa data foi instituída em julho de 1961 pelo presidente Jânio Quadros, através do decreto Nº 51.045, e marcou um importante passo para a diminuição dos preconceitos que rondam os portadores de deficiência visual.

A Escola Técnica DAMA vem crescendo e agregando no decorrer dos anos junto a sua Estrutura, simples atitudes no cotidiano, que vão somando forças para que torne a vida do portador de necessidades especiais menos limitada e penosa, entre estas atitudes estão:

Piso tátil em todo entorno da instituição, a partir da calçada e em todo acesso á banheiros, salas de aula, biblioteca, cantina e elevador; Placa Tátil em Braile para banheiros, salas de aulas, laboratórios e bebedouros; sinalizador de degraus, barras de apoio em banheiros, bebedouro acessível, lavabo do banheiro acessível, saboneteira acessível e molde preparado na recepção para atendimento especializado, além do Elevador de 3 andares instalado recentemente na nossa estrutura.

Há ainda muito que ser conquistado para o livre acesso de alunos portadores de necessidades especiais às dependências da Escola Técnica DAMA, porém estamos trabalhando muito para reduzir as dificuldades dos alunos que necessitem de um ambiente acessível do seu direito de frequentar o espaço escolar, oferecendo-lhes condições necessárias para uma educação de qualidade.

É fundamental que todos percebam que os deficientes visuais podem realizar praticamente todas as atividades que uma pessoa sem esse problema realiza. Estudar e trabalhar, por exemplo, não são empecilhos para uma pessoa cega, que, inclusive, deve ser encorajada e estimulada a realizar essas atividades.

Muitas pessoas com deficiência visual são bastante independentes, algumas, entretanto, podem precisar de ajuda. Não deixe de ser solidário nesses casos. O mundo torna-se um lugar melhor a cada atitude positiva.

Houve bastante evolução, no modo como os deficientes visuais vêm sendo tratados pela sociedade e, de fato, houve alguma evolução na legislação e nos métodos de ensino. Entretanto, muito ainda falta para ser feito de forma que a plena inclusão destas pessoas venha a se concretizar - tanto na educação quanto nas atividades em gerais.

         A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da Educação Básica e Superior, pois para que os alunos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é indispensável que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças. Esse aprimoramento é necessário, sob pena de os alunos passarem pela experiência educacional sem tirar dela o proveito desejável, tendo comprometido um tempo que é valioso e irreversível em suas vidas: o momento do desenvolvimento. (BRASIL, 2004, p.30)



Gostou do post Acesso de alunos portadores de necessidades especiais ás dependências da Escola Técnica DAMA?

Conheça nossos Cursos Técnicos